Pesquisar algo relacionado

Featured

Imagem 1

Jota P Assis | WhatsApp 73 99199-2259

Imagem 2

China anuncia computador quântico mais avançado do mundo

 Zuchongzhi-3 teria uma velocidade 15 ordens de magnitude superior à do supercomputador mais potente da atualidade

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China (USTC) revelaram um novo protótipo de computador quântico supercondutor, o Zuchongzhi-3 — que, segundo eles, estabelecerá as bases para uma nova era de processadores.

Os cientistas chineses dizem que o computador quântico opera a uma velocidade um quatrilhão de vezes mais rápida que o supercomputador mais rápido disponível atualmente. O processador também foi considerado um milhão de vezes mais rápido que o último experimento do Google.

Duas potências que têm competido fortemente entre si para construir os melhores computadores quânticos do mundo são as equipes de pesquisa Sycamore, do Google, e Zuchongzhi, da China.

O inovador processador Sycamore do Google criou um marco em 2019 ao concluir uma tarefa de amostragem de circuito aleatório em 200 segundos — uma tarefa que levaria cerca de 10.000 anos para ser simulada no supercomputador mais rápido do mundo na época.

O estudo, publicado na Physical Review Letters e divulgado pelo jornal britânico The Independent, aponta que o Zuchongzhi-3 da USTC supera em seis ordens de grandeza os resultados mais recentes da Google, divulgados em outubro de 2024.


Corrida de computadores quânticos

Desenvolvido pela Universidade de Ciência e Tecnologia da China (USTC), o processador quântico Zuchongzhi-3 tem uma velocidade de computação que supera a do mais poderoso do mundo em 15 ordens de magnitude, “estabelecendo firmemente um novo padrão em vantagem computacional quântica”, segundo os pesquisadores.

Cientistas do mundo todo vêm tentando construir computadores quânticos capazes de executar tarefas inviáveis ​​para os clássicos. Cientistas dizem que esse salto no poder de computação ocorreu após a otimização da fabricação e da configuração da fiação do processador. Isso pode representar um desdobramento significativo na computação de alto desempenho.

“Executamos com sucesso uma amostragem de circuito aleatório em maior escala do que a alcançada anteriormente pelo Google, ampliando ainda mais a lacuna nas capacidades computacionais entre a computação clássica e a quântica”, escreveram os pesquisadores no estudo.




Tags

Postar um comentário

0 Comentários