Um grande apagão está afetando a Espanha, Portugal e o sul da França. O fornecimento de eletricidade na Espanha foi cortado por volta das 12h50. Todos os serviços de ligação à Internet foram interrompidos em toda a Península Ibérica. As principais empresas de eletricidade não deram explicações para a queda de energia, relata o El Pais.
Aeroportos em caos, trens parados
Problemas nos aeroportos de Madri e trens em grande parte da Península Ibérica, onde o tráfego ferroviário está bloqueado, conforme relatado pela operadora ferroviária Renfe. O metrô da capital também foi parado e evacuado.
Voos foram cancelados nos aeroportos de Madri Barajas e Lisboa, enquanto cancelamentos de voos foram relatados em Barcelona-El Prat. O Instituto Nacional de Segurança Cibernética (Incibe) está investigando se o apagão generalizado de energia elétrica foi causado por um ataque cibernético.

Segundo fontes governamentais citadas pelo jornal, o governo está investigando as causas com diversas equipes de diferentes ministérios, mas no momento não consegue fornecer nenhuma informação sobre os motivos que causaram o apagão que afetou diversas regiões da península.
A operadora do sistema elétrico espanhol, Rete Elettrica, ativou o plano de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica com empresas do setor, conforme indicado em mensagem no X. A Rete Elettrica informa que foi registrado um “zero” no sistema elétrico da Península Ibérica, o que indica um apagão geral e que “as causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados à sua resolução”.
O Masters 1000 de Madri também foi afetado pelo apagão: as primeiras partidas do dia foram afetadas, incluindo a de Matteo Arnaldi, que foi interrompida.
Ministro português não descarta ataque hacker
Em Portugal, o apagão dificultou as comunicações em todo o país, de norte a sul. Também houve repercussões em alguns municípios do sul da França, não muito longe da fronteira com a Espanha, particularmente na Occitânia, especialmente na área de Perpignan, a chamada Catalunha Francesa.
O ministro português da Coesão Territorial não descarta que o apagão que atingiu Portugal possa ser causado por um ataque cibernético, acrescentando que a interrupção afeta também Espanha, França e Alemanha.
“Existe essa possibilidade, mas não foi confirmada”, disse Manuel Castro Almeida à RTP, a televisão estatal de Portugal. Enquanto isso, relatos do aeroporto de Lisboa são de uma situação caótica e de áreas do aeroporto ainda no escuro.
Postar um comentário
0 Comentários