O Papa Francisco será sepultado em seu caixão na Capela de Santa Marta com um rosário nas mãos. Como esperado, ele está vestido com a casula vermelha, o pálio e a mitra branca na cabeça. Conforme anunciado em diversas ocasiões pelo próprio Papa, seu funeral será uma cerimônia mais simplificada do que as vistas no passado, "com dignidade, mas como todo cristão", disse Bergoglio, que em algumas entrevistas especificou que não queria ser exposto em um catafalco e que será sepultado em Santa Maria Maggiore e não na Basílica de São Pedro.

O funeral do Papa Francisco
O Papa Francisco decidiu colocar por escrito as novas regras para funerais que se aplicarão (se não forem alteradas) a todos os Pontífices. Entre as inovações introduzidas estão a certificação da morte não mais no quarto do falecido, mas na capela, a deposição imediata dentro do caixão, a exposição do corpo do Papa à veneração dos fiéis já dentro do caixão aberto, a eliminação dos tradicionais três caixões de cipreste, chumbo e carvalho. Outro elemento novo consiste na introdução das indicações necessárias para um possível sepultamento em local diferente da Basílica do Vaticano.
O Arcebispo Diego Ravelli, Mestre das Celebrações Litúrgicas, revelou à mídia do Vaticano outras indicações decididas por Bergoglio. Entre elas, estava o desejo de simplificar e adaptar alguns ritos "para que a celebração do funeral do Bispo de Roma expressasse melhor a fé da Igreja em Cristo Ressuscitado. O rito renovado, além disso, deveria destacar ainda mais que o funeral do Romano Pontífice é o de um pastor e discípulo de Cristo, e não o de um poderoso deste mundo". Permanecerão em vigor as três “estações” clássicas: a da casa do falecido, a da Basílica Vaticana e a do local do sepultamento.

Teremos então que entender como o caixão será transportado de São Pedro, onde o funeral acontecerá, para Santa Maria Maggiore, onde o túmulo de Bergoglio está sendo preparado há algum tempo. Haverá uma procissão ou, no estilo de Francisco, haverá uma modalidade menos chamativa? Os Mestres de Cerimônias deverão estabelecer isso nas próximas horas, também por indicação da primeira Congregação dos Cardeais.
Postar um comentário
0 Comentários