“O governo Trump é como o partido de Adolf Hitler”
O ex-vice-presidente dos EUA Al Gore (1993-2001 com Bill Clinton) atacou duramente Donald Trump, comparando seu governo à Alemanha nazista. “Ele está tentando criar sua própria versão preferida da realidade” para atingir seus objetivos “de maneira semelhante ao que o partido de Adolf Hitler fez nas décadas de 1930 e 1940”.
Gore cita o filósofo Adorno
“Entendo muito bem por que é errado comparar o Terceiro Reich de Adolf Hitler a qualquer outro movimento. Foi um mal único. Mas há lições importantes a serem aprendidas com a história”, disse Gore, discursando em um evento em São Francisco.

“Vimos como líderes populistas autoritários usaram os migrantes como bodes expiatórios e atiçaram as chamas da xenofobia para alimentar sua ascensão ao poder”, disse Gore. E é disso que se trata a busca pelo poder. Nossa Constituição, escrita pelos Pais Fundadores, foi elaborada para nos proteger de uma ameaça idêntica à de Donald Trump.
Trump busca “sua versão preferida da verdade”
Gore citou o filósofo Adorno e “sua autópsia moral do Terceiro Reich” no final da Segunda Guerra Mundial. “O primeiro passo para a descida de uma nação ao inferno”, escreveu o filósofo, “foi mudar toda questão de verdade de uma questão de poder”.
Os nazistas romperam com a distinção fundamental entre verdadeiro e falso. Fim da citação. O governo persiste em tentar criar sua versão preferida da verdade.
Postar um comentário
0 Comentários