A partida do cortejo após a missa de corpo presente em frente à Basílica de São Pedro. A viagem, a passo acelerado, cruzou o coração da Roma Antiga. Estes são os últimos seis quilômetros da jornada terrena de Bergoglio.
O cortejo fúnebre que transportou o corpo do Papa Francisco da Basílica de São Pedro para Santa Maria Maggiore, onde ele será enterrado, o trajeto circulou pelo centro de Roma . O percurso é o da antiga 'via Papalis', aquela que na Idade Média os Papas percorriam a cavalo após a consagração a São Pedro para tomar posse da sede no Latrão. Mas é a primeira vez que o corpo de um pontífice passa pelo centro pulsante do cristianismo, o coração da Roma antiga. Estes são os últimos seis quilômetros da jornada terrena de Francisco, de São Pedro até a Basílica de Santa Maria Maggiore para seu sepultamento.
A rota
O caixão saiu pela porta de Perugino. A procissão de carros passou pela galeria Pasa (Prince Amedeo di Savoia Aosta), o túnel sob o Janículo, nos arredores do Vaticano, cruzou a ponte, Corso Vittorio e chegará à Piazza Venezia .
Em seguida, ele continuou até os Fóruns Imperiais , pegando a Via Labicana e virando na Via Merulana , a longa estrada reta que levava a Santa Maria Maggiore , onde ocorreu o enterro privado.
Milhares de fiéis ao longo do percurso
Milhares de fiéis já se posicionaram ao longo do percurso do cortejo fúnebre, ao final do funeral, em direção à Basílica de Santa Maria Maggiore para o sepultamento. Isso foi relatado pelo Centro de Gestão de Segurança da Sede da Polícia de Roma. Monitores na sala de operações mostram os fiéis atrás das barreiras em vários pontos ao longo da rota de seis quilômetros no centro da cidade.
Santa Maria Maggiore lotada desde as primeiras horas da manhã
Peregrinos, grupos de escoteiros e pessoas comuns estavam atrás das barreiras em Santa Maria Maggiore desde as primeiras horas da manhã para esperar o carro funerário que chegou pouco antes das 13h, para o que representa a etapa final da jornada após o funeral. As medidas de segurança foram impressionantes, com a presença de policiais e voluntários da Proteção Civil. A praça está isolada e os vários jornalistas, vindos do mundo todo, estão em uma área especial preparada para a ocasião.
As estradas da rota funerária estão fechadas
A última viagem terrena do Papa Bergoglio inevitavelmente bloqueará o coração da cidade durante boa parte da manhã, começando pelo transporte público.
Na área delimitada pelas ruas Piazza Risorgimento-Lungotevere, Ponte Garibaldi, Via del Teatro Marcello, Via dei Fori Imperiali, Piazza di Porta Capena, Via dell'Amba Aradam, Via Merulana, Piazza della Repubblica, Piazza Barberini, o serviço de superfície será suspenso.
Postar um comentário
0 Comentários