Pesquisar algo relacionado

Featured

Imagem 1

Paulo Fontes | WhatsApp 73-99193-2148

Imagem 2

1º Seminário de Saúde Mental de Itabuna aborda a Arte, o Cuidado e a Liberdade

 


O 1º Seminário de Saúde Mental de Itabuna, que acontece nesta segunda-feira, dia 12, no Centro de Cultura Adonias Filho, traz à cena de debates o tema “Arte, Cuidado e Liberdade”, com o objetivo de estimular uma reflexão sobre a importância do cuidado com a saúde mental na sociedade regional.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta a importância da escolha do tema, tendo em vista que neste mês de maio também é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de Maio).

“O tema Arte, Cuidado e Liberdade foi cuidadosamente escolhido e nos mostra a importância dessa atenção especial ao serviço de saúde mental, num momento em que existe a defesa da desinstitucionalização e do tratamento em liberdade das pessoas com transtornos mentais”, ressaltou a secretária.

O evento conta com a presença de pacientes do Serviço de Saúde Mental do município e também profissionais de Itabuna e demais cidades que integram a Região Litoral Sul, a exemplo de Coaraci, Ilhéus, Uruçuca, Travessão, Itapetinga e Una.

Presente ao evento, a subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, ressaltou a importância da construção de um ambiente melhor a cada dia para os pacientes da Saúde Mental.

“Esse Seminário propõe justamente isso: conhecer mais sobre o assunto para que possamos buscar alternativas que venham atender às reais necessidades dessas pessoas. Trabalhar a Saúde Mental é um desafio muito grande em todo o Brasil, mas não estamos parados. Nós, enquanto município, estamos buscando os nossos meios de estruturar e melhorar esse espaço a cada dia”, reforçou.

A coordenadora da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Náira Cruz, lembra que desde janeiro este evento vem sendo planejado.

“Todo ano fazemos um evento sobre o assunto, mas este é o primeiro em que envolvemos os nossos pacientes para apresentação de algumas experiências e com isso possibilitar uma troca de aprendizados”, declarou.
A palestra de abertura no formato virtual foi ministrada pelo coordenador-geral de Desinstitucionalização e Direitos Humanos do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, o psicólogo João Mendes de Lima Júnior. Doutor em Saúde Pública, ele fez uma explanação sobre as Políticas Públicas de Saúde Mental no Brasil.

O evento ainda contou com exibições de vídeos e com apresentações dos trabalhos do grupo terapêutico “Roda Viva”, que é realizado no Ambulatório Psicossocial, e segue no turno da tarde com exposições de artes, quadros e outras obras produzidas pelos pacientes das unidades de saúde mental.

Postar um comentário

0 Comentários