O Papa Robert Francis Prevost é o novo bispo da Igreja de Roma. O nome escolhido pelo Papa de origem americana é Leão XIV. Mas quem foi o Papa de quem ele tomou seu nome e, portanto, também a direção de seu pontificado? Leão XIII ( Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci ) foi o 256º Papa da Igreja Católica de 20 de fevereiro de 1878 até sua morte.
Ele é lembrado na história dos papas da era moderna como um pontífice que apoiou a ideia de que as tarefas da Igreja também incluíam a atividade pastoral no campo sociopolítico. Este último aspecto pode ser fundamental para entender o caminho do novo papado, sem dúvida comprometido socialmente. Com a encíclica Rerum Novarum de 1891, Leão XIII inaugurou a doutrina social da Igreja, colocando em seu centro os direitos dos trabalhadores, a justiça social e a luta contra a exploração.
Mensagem de Robert Francis Prevost pela Paz
A primeira oração do Papa Prevost é “pela paz mundial”. Ele lembrou que hoje é a Madona de Pompeia e recitou uma Ave Maria com os fiéis na Praça de São Pedro. “Ajuda-nos uns aos outros a construir pontes, com o diálogo, com o encontro, unindo-nos a todos para sermos um só povo sempre em paz”. O Papa Leão XIV disse isso em seu primeiro discurso após sua eleição na Basílica de São Pedro.
Leão XIII ocupou o trono de São Pedro entre 1878 e 1903, num período conturbado de transformações sociais e políticas na Europa. Ao longo de seus 25 anos de pontificado, ganhou o apelido de “Papa dos operários” por sua atuação pioneira em defesa dos direitos dos trabalhadores. Em 1891, publicou a encíclica Rerum Novarum, texto que viria a se tornar um divisor de águas na história da Igreja: pela primeira vez, o Vaticano se posicionava de forma contundente diante das injustiças provocadas pela Revolução Industrial.
Postar um comentário
0 Comentários