Petrópolis e Baixada Fluminense tiveram alagamentos; todo o estado está em alerta para deslizamentos e inundações
(Folhapress) – O forte volume de chuvas registrado entre a noite de sexta-feira (4) e a manhã deste sábado (5) no Rio de Janeiro levou a Defesa Civil a emitir alertas em municÃpios da Baixada Fluminense e na capital. Em Angra dos Reis, o boletim mais recente da prefeitura aponta que são 193 desalojados na cidade, sem registro de feridos.
Em Petrópolis, na Região Serrana, o Rio Quitandinha transbordou e as ruas do centro estavam interditadas no fim da manhã.
O centro histórico de Petrópolis alagou na manhã deste sábado (5). Autoridades alertam moradores de regiões de risco para deslizamentos.
Em Belford Roxo, na Baixada, os bombeiros atuam para localizar uma mulher que estaria desaparecida. A corporação foi acionada às 5h34 e segue as buscas pela terra e por rio.
Na capital do estado, a Defesa Civil municipal voltou a acionar à s 11h oito sirenes em Borel e AndaraÃ, duas comunidades da Grande Tijuca. Elas já haviam sido acionadas à s 6h deste sábado nas duas comunidades e na de Formiga.
Chuva deixou 18 pontos de alagamento no Rio
A capital fluminense tem 18 pontos de alagamentos com bolsões d’água e queda de árvores em vários bairros. No inÃcio da tarde, uma árvore caiu na entrada do Túnel Rebouças, sentido Zona Sul, deixando uma pessoa que estava em um carro ferida. Por volta das 13h20, a primeira galeria do túnel chegou a ser interditada, mas à s 14h50 foi reaberta ao trânsito.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) afirmou que os órgãos da gestão municipal agem para mitigar os problemas e recomendou à população ficar em casa diante da previsão de chuva forte durante o sábado. “Aproveita para ler um livro, ver uma série. Tem muita árvore caÃda, muito bolsão d’água, e os órgãos precisam trabalhar”, disse Paes em vÃdeo publicado nas suas redes sociais.
O governo do estado afirmou que enviou para Angra 800 itens com colchões, garrafas de água, fronhas, travesseiros, cobertas e lençóis, além de 2.000 cestas básicas.

Em Belford Roxo (RJ), rio trasbordou e água invadiu casas (Foto: Redes sociais)
Permanece o risco hidrológico muito alto nas regiões Costa Verde (Angra dos Reis), Baixada Fluminense (Duque de Caxias e São João de Meriti), Baixada Litorânea (Rio das Ostras) e Capital.
Impactos também foram registrados na região serrana, onde a subida da serra de Petrópolis chegou a ser fechada por cerca de uma hora na manhã deste sábado. Na cidade, a Defesa Civil também acionou as sirenes para as pessoas se direcionarem aos pontos de apoio.
Postar um comentário
0 Comentários