Mas quanto ganha o chefe da Igreja e quanto ganham os cardeais? Vamos analisar os números em detalhes e também algumas mudanças importantes decididas por Bergoglio nos últimos anos.
Quanto ganha o Papa e o que Bergoglio fez?
O Papa teria direito a um salário mensal simbólico de cerca de 2.500 euros por mês. Mas Jorge Mario Bergoglio optou por renunciar a ela desde o primeiro dia de seu pontificado, em 2013. Também neste aspecto, portanto, o pontificado do Papa Francisco foi verdadeiramente único.
O Bispo de Roma não só abriu mão de seu salário, mas também de vários privilégios formais, com um estilo de vida que surpreendeu até mesmo seus colaboradores mais próximos: este Papa foi fiel à escolha de se chamar Francisco e, para dar apenas dois exemplos, durante anos ele andou em um velho Ford antes de mudar para um carro mais confortável, mas certamente não representativo, o Fiat 500 L. Até mesmo escolher residir em Santa Marta em vez do Palácio Apostólico, onde todos os papas residiram desde a unificação da Itália, foi um sinal importante.

A compensação dos cardeais
Embora o Papa Francisco tenha renunciado ao seu salário, optando por abrir mão de vários privilégios, os cardeais continuam recebendo um salário muito maior, que até novembro de 2023 era de 5.500 euros por mês. Bergoglio, a partir dessa data, decidiu reduzir esse valor em 500 euros, elevando a indenização mensal para aproximadamente 5.000 euros.
Postar um comentário
0 Comentários