Pleito suplementar ocorre neste domingo (6) com dois candidatos na disputa
Os eleitores de Ruy Barbosa, cidade localizada a cerca de 320 km de Salvador, voltam às urnas neste domingo (6) para escolher um novo prefeito, após a eleição de 2024 ter sido anulada. A decisão foi tomada após o candidato mais votado no pleito original ser considerado inelegível pela Justiça Eleitoral.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), estão aptos a votar 23.883 eleitores. Desses, 94,34% (22.531) possuem biometria cadastrada. As urnas estarão abertas das 8h às 17h, com 89 equipamentos eletrônicos disponíveis — 79 em seções eleitorais e 10 em contingência, prontos para substituir qualquer aparelho com falha.
A disputa está entre o médico Dr. George (PSD) e a vereadora Eridan de Bonifácio (MDB), esposa do ex-prefeito Bonifácio, que teve sua candidatura indeferida em outubro por unanimidade no TRE-BA. A corte reconheceu sua inelegibilidade após a rejeição das contas do ano de 2016, quando Bonifácio ainda era gestor da cidade. Na época, o Legislativo municipal apontou irregularidades no uso de recursos do Fundeb.
Com a anulação do resultado anterior, o presidente da Câmara de Vereadores, Ney Dias (PSB), assumiu interinamente a Prefeitura até a realização do novo pleito. Neste sábado (5), os servidores do TRE-BA finalizaram os testes de integridade das urnas e imprimiram os relatórios de zeréssima, confirmando que nenhum voto havia sido registrado antes da votação.
A expectativa é de que o resultado da eleição seja divulgado ainda no domingo.
Postar um comentário
0 Comentários