O governo de São Paulo anunciou oficialmente, durante a Agrishow 2025, o Programa Cacau SP, uma iniciativa da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) para fomentar a produção de cacau no estado. O programa busca não apenas diversificar a agricultura local, mas também promover a sustentabilidade e aumentar a renda de pequenos e médios produtores rurais paulistas.
O projeto teve início em 2014 como um experimento de cultivo integrado de cacau com seringueira, na região de São José do Rio Preto. Com os resultados positivos e estudos indicando que várias áreas do estado possuem clima semelhante ao de polos cacaueiros tradicionais como Ilhéus (BA) e Medicilândia (PA), o programa ganhou força e escala.
Novos Horizontes para o Cacau Paulista
Segundo a Cati, o estado de São Paulo abriga vastas áreas com potencial para o cultivo de cacau, incluindo regiões hoje ocupadas por culturas como banana, pupunha e seringueira. Além disso, áreas com passivo ambiental — terras degradadas que necessitam de recuperação — podem ser reintegradas à produção por meio de sistemas agroflorestais que aliam conservação ambiental à atividade agrícola.
Durante a Agrishow, foi montado um espaço exclusivo para apresentar o Programa Cacau SP. No local, visitantes puderam conhecer de perto as ações já em andamento, além de degustar chocolate produzido com o cacau cultivado em solo paulista — uma amostra do que o estado poderá oferecer com o avanço do projeto.
Os produtores interessados em aderir ao programa têm acesso a uma série de recursos e suporte técnico oferecidos pelo governo estadual. Entre os serviços, estão a orientação para produção de mudas, escolha do material genético, modelos de plantio, controle de pragas, colheita, pós-colheita e aspectos econômicos da produção. O objetivo é garantir a adoção de boas práticas desde o início, favorecendo produtividade e qualidade.
Com o Programa Cacau SP, São Paulo entra no mapa da cacauicultura nacional, promovendo uma alternativa agrícola que une valor agregado, sustentabilidade e potencial de exportação. A iniciativa também reforça o papel da agricultura paulista como referência em inovação e diversificação produtiva.
Fonte: mercadodocacau
Postar um comentário
0 Comentários