Reafirmamos nosso compromisso inegociável com o jornalismo ético, corajoso e baseado em fatos
Nota Pública do ICL sobre os ataques do pastor Silas Malafaia ao nosso jornalismo
O Instituto Conhecimento Liberta vem a público reafirmar seu compromisso inegociável com o jornalismo ético, corajoso e baseado em fatos. A recente denúncia veiculada em nosso podcast jornalÃstico “O Império InvisÃvel de Silas Malafaia”, que expõe documentos sobre a vida financeira do pastor Silas Malafaia, foi realizada com rigor investigativo, responsabilidade editorial e fundamentação documental.
Diante da repercussão, Silas Malafaia respondeu não com argumentos ou esclarecimentos, mas com ofensas pessoais, ataques difamatórios e ameaças de processos judiciais contra os jornalistas do ICL.
Repudiamos com veemência os ataques do pastor ao trabalho sério da nossa equipe e, especialmente, às pessoas que se dedicam diariamente à missão de informar a sociedade com coragem e verdade. A tentativa de descredibilizar o jornalismo e nossos jornalistas Juliana Dal Piva e Igor Mello com insultos e intimidações é prática recorrente de quem se sente incomodado pela luz da transparência. Incomodado com a exposição de verdades incômodas, Malafaia expôs para milhões de seus seguidores uma troca de mensagens com o jornalista Igor Mello, divulgando seus dados pessoais, o que é ilegal.
A investigação publicada pelo ICL é sustentada por documentos oficiais, dados públicos e fontes verificadas. Trata-se de um trabalho que serve ao interesse público e cumpre com o dever democrático de fiscalizar o poder — seja polÃtico, econômico ou religioso.
Quanto à s ameaças de ação judicial, estamos absolutamente preparados para enfrentá-las nos foros competentes. Não nos intimidamos. Não recuaremos. O jornalismo do ICL não será calado por intimidações, porque é feito por profissionais destemidos, comprometidos com a verdade e com a defesa da democracia. Nosso Conselho JurÃdico aguarda com serenidade.
Nos orgulhamos da bravura dos nossos jornalistas e reafirmamos que o ICL continuará a produzir jornalismo com independência, responsabilidade e coragem. A verdade não se curva ao poder. E nós também não.
Postar um comentário
0 Comentários