Pesquisar algo relacionado

Featured

Imagem 1

Jota P Assis | WhatsApp 73 99199-2259

Imagem 2

Policiais civis são presos por cobrar propina de influencers em esquema de rifas ilegais


 Quatro policiais civis de Santo André, no ABC Paulista, foram presos nesta quinta-feira (25) acusados de extorquir influenciadores digitais e funkeiros. A investigação aponta que os agentes cobravam propina para evitar o avanço de inquéritos relacionados a sorteios e rifas ilegais promovidos nas redes sociais. A ação faz parte da Operação Latus Actio 3, conduzida pela Polícia Federal em parceria com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e a Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado.


Os policiais estavam lotados no 6º Distrito Policial de Santo André e, segundo as investigações, utilizavam o cargo para pressionar digital influencers envolvidos com promoções suspeitas na internet. A Justiça autorizou, além das prisões, a quebra do sigilo bancário dos acusados e o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de São Paulo, Mauá e Santo André.


A operação é um desdobramento de ações anteriores realizadas em 2024, que já haviam identificado uma rede criminosa operando dentro da estrutura da Polícia Civil. Na ocasião, um policial foi preso e outro afastado de suas funções por envolvimento em esquema semelhante. A nova fase revelou que a prática continuava sendo utilizada por outros membros da corporação.


De acordo com a Polícia Federal, as investigações contra os influenciadores serviam apenas como instrumento de pressão para o recebimento de subornos, em vez de apuração legítima dos crimes. Os policiais presos responderão por corrupção ativa, corrupção passiva e participação em organização criminosa.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários